Google e Harvard produzem mapa em mais alta resolução do cérebro humano
Google e Harvard produzem mapa em mais alta resolução do cérebro humano
Cientistas do Google e da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, publicaram nesta terça-feira (8) o mapa mais detalhado das conexões do cérebro humano. A tecnologia abrange 1 milímetro cúbico do Sistema Nervoso Central, incluindo várias camadas e tipos de células do córtex cerebral, área responsável por funções como pensamento, planejamento e linguagem.
Chamado de “H01”, o mapa foi desenvolvido a partir de amostras reais dessa região do cérebro, que foram cortadas em 5,3 mil seções, cada uma com 30 nanômetros de espessura (1 nanômetro equivale a um bilionésimo de 1 metro). As amostras foram obtidas a partir de cirurgias neurológicas de tratamento para epilepsia, realizadas no Hospital Geral de Massachusetts, em Boston. Normalmente, pedaços do córtex são removidos durante tais procedimentos para obter acesso a um local mais profundo no cérebro onde uma crise epiléptica pode começar.
Em seguida, os tecidos foram fotografados em um microscópio eletrônico de varredura com resolução de 4 nanômetros, resultando em 225 milhões de imagens. O acervo foi todo representado em 3D e um algoritmo serviu para classificar os dados, que incluem dezenas de milhares de neurônios reconstruídos, milhões de fragmentos desses neurônios, 130 milhões de sinapses, diversas células e outras estruturas.